10/04/2013

Pergolado e Caramanchões



Um toque de mestre em seu projeto de paisagismo.

Um caramanchão é muito bem vindo quando se trata de decoração da área externa; pode reutilizar madeiras de demolições aparelhadas ou eucalipto de reflorestamento se preferir mais rústico. 



Para acompanhar esse madeiramento aconselho utilizar plantas trepadeiras tipo:

Ipomeia-rubra (Ipomoea horsfalliae) – trepadeira chamada volúvel por se enrolar facilmente em qualquer canto. Semi-lenhosa, possui folhas verde-escuras, brilhantes e em forma de palma e flores geralmente vermelhas. A ipomeia-rubra deve ser cultivada a sol pleno em solo fértil e de fácil drenagem. Cobre com sombra ampla os ambientes graças ao vigor com que cresce.  


Sete-léguas (Podranea ricasoliana) – perfeita para climas úmidos e quentes, é uma trepadeira lenhosa e como tal, requer amarração e direcionamento. Com folhas verde-brilhante e flores com tom rosa, deixam a área onde se fixa bem sombreada, mas exige firmeza das estacas. Indicados para pérgolas e caramanchões bem resistentes. Precisa de sol pleno e solo fértil.

Clerodendro-vermelho (Clerodendron splendens) – se o clima em sua região é ameno sem sofrer geadas, esta trepadeira semi-lenhosa é uma bela e vistosa opção. De crescimento lento e que necessita de direcionamento e amarrio, tem folhas pequenas e ovais com lindas inflorescências vermelhas que brotam no inverno. Crescem melhor a sol pleno.


Madressilva (Lonicera japonica) – assim como o clerodendro-vermelho, esta trepadeira é ideal para climas mais frios. Pertence à espécie dos chamados caules torcidos, que crescem rapidamente. Suas flores são delicadas amostras brancas e amarelas perfumadas. Pergolados adquirem um ar delicado quando enfeitadas com madressilvas. Assim como suas irmãs trepadeiras, cresce sob sol pleno e em solo com boa adubação orgânica.



Créditos:
Caramanchão:  http://alfredojunior.wordpress.com/2012/08/28/casa-decoracao-caramanchao/
Fotos e texto: http://jardinagemepaisagismo.com/trepadeiras-para-pergolados-e-caramanchoes.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, sejam bem vindos ao nosso blog, fiquem à vontade para comentar.

Copyright © 2015 | Design e Código: Sanyt Design | Tema: Viagem - Blogger | Uso pessoal • voltar ao topo